O que é Coaching

Palestra A arte do Coaching

O coaching tem um grande significado em minha vida, pois além de ajudar em meu próprio desenvolvimento, me permite contribuir com a vida de muitas pessoas. Esse conhecimento influencia o meu trabalho e a minha vida diária, assim como a forma de passar o meu conhecimento nos vídeos, nos textos e, mais recentemente, nas palestras.
Essa palestra foi construída com muito amor e carinho para mostrar o que é, como funciona e de onde veio o coaching, porque muitas pessoas acham que não se trata de uma ciência e de que é apenas algo momentâneo, mas existem estudos de longa data que mostram a importância do coaching na vida das pessoas. Uma autora vai além dizendo que isso está enraizado na história da humanidade.
Ser coach não é apenas modismo. É uma missão de vida! Esse trabalho visa ajudar as pessoas a se aproximarem de seus objetivos, mostrando com clareza para elas qual é o melhor caminho para se chegar até lá. Tudo o que é feito no processo de coaching é baseado no que faz sentido para o coachee, por isso que não se pode dizer que essa profissão funciona igual à consultoria (por exemplo), porque o coach não vai dizer ao cliente o que fazer, mas vai ajudá-lo a perceber por conta própria o que precisa ser feito.
E isso é fenomenal! Porque a pessoa irá colocar em prática o que ela mesma se acha capaz de fazer. Ninguém vai lhe impor o que fazer ou como fazer. Você está no controle de sua vida! O coaching nada mais é do que a ferramenta que coloca você como o comandante do seu próprio destino. A escolha do caminho a ser seguido está em suas mãos e minha função é lhe apoiar para que você não se desvie com as distrações da estrada.
O mais importante no processo de coaching é o comprometimento do coachee. Mesmo que o coach tenha um super currículo, se o coachee não se dedicar, não conseguirá conquistar a meta. O comprometimento é consigo mesmo e não com terceiros. É muito simples… A recompensa sempre vem para quem trabalha. E essa recompensa às vezes nem precisa ser exatamente a meta definida no início do processo, mas toda a bagagem de aprendizado que você obteve ao longo do caminho.
Como já disse em outros vídeos, o coaching trabalha em duas vertentes: pessoal e profissional. A área pessoal é o coaching de vida e na área profissional existe, por exemplo, o coaching empresarial. Cada um desses grupos pode ser subdividido em nichos cada vez mais especializados conforme a necessidade do coachee e a especialização do coach. Mesmo que existam essas divisões em nichos, o trabalho é feito com pessoas, o que significa que não há como separar o trabalho da vida pessoal. O que for feito para melhorar uma área, consequentemente irá influenciar o desempenho na outra área. E isso é maravilhoso!
Eu lhe convido a assistir ao vídeo e a conhecer os nichos de coaching onde eu atuo. Espero que esse conteúdo seja útil para você e depois deixe aqui nos comentários o que você achou. Estou muito feliz com o retorno que recebi dos alunos e sou muito grata mais uma vez por ter tido a oportunidade de estar na cidade de Araras/SP compartilhando o meu conhecimento. Sou muito grata pelas oportunidades que o Universo ainda me trará!!!

Um grande abraço.

Namastê.


Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *