O que é Coaching

O que é Coaching de Vida?

É maravilhoso poder falar e escrever sobre coaching, pois desde que ouvi falar dessa profissão pela primeira vez, me apaixonei por completo! O coaching pode ser dividido em duas grandes áreas: pessoal e profissional. Essas áreas também podem ser subdivididas em nichos especializados, o que torna o trabalho mais focado em uma situação específica.
A grande área do coaching relacionada com a vida pessoal é o Coaching de Vida (Life Coaching), que utiliza de uma visão generalista que envolve todo o tipo de situação que influencie o seu desenvolvimento pessoal. Para poder entender melhor, pense a respeito do que você deseja nesse momento. Por exemplo: você quer realizar uma viagem, mas não sabe como se organizar para chegar até o destino. Ou você quer mudar um hábito e precisa de apoio para isso, pois sozinho(a) não está tendo a disciplina necessária. Também pode estar pensando em iniciar um novo curso, mas não consegue decidir em qual das várias opções deveria investir seu tempo e dinheiro. Talvez você queira trocar de emprego ou empreender, mas não sabe se essa seria uma boa opção ou se é o momento adequado. É nisso que o coaching poderá lhe ajudar.
Para oferecer um atendimento especializado, vários coaches estão optando por atuar em nichos. Dessa maneira o coach, que provavelmente utiliza essas técnicas em sua própria vida, poderá lidar com um coachee (cliente) que está buscando exatamente o mesmo assunto no qual ele tem um conhecimento aprofundado. Você pode encontrar diversos nichos especializados, como: Coaching de Carreira, Coaching de Relacionamentos, Coaching para Mães, Coaching para Universitários, entre vários outros que existem.
Atuar como coach de vida de uma maneira generalista no início da minha carreira me permitiu aprender o que as pessoas buscam e precisam, além da possibilidade de me conhecer melhor como profissional e aprimorar o meu trabalho. Hoje atuo nas áreas especializadas de Coaching Espiritual Quântico e Coaching de Prosperidade Quântica, as quais eu lhe convido a conhecer. Optei por esses nichos específicos, pois lidei com esses assuntos em minha própria vida. Além disso, a maior parte dos meus atendimentos se concentrou nessas áreas. A decisão de trabalhar com esses nichos aconteceu naturalmente e hoje sinto que fiz essa jornada na direção certa.
Para passar por um processo de coaching de vida é necessário ter comprometimento. Essa atitude fará com que tudo aconteça da maneira mais sensata e simples possível. Eu, como coach, posso contribuir para sua conquista, mas não posso fazer o seu trabalho por você. Coaching é ação, portanto se comprometer com o processo vai fazer com que você tenha mais chances de alcançar o seu objetivo.
Um aspecto a ser levado em consideração é que coaching não é tratamento, por isso pessoas que têm algum problema psicológico, como depressão, por exemplo, não vão ter condições de criar o comprometimento necessário para perseguir uma meta. O ideal é ir buscar ajuda terapêutica antes de realizar um processo de coaching. Quando for o momento certo, esse processo será melhor aproveitado.
Espero que este post e o vídeo possam lhe ajudar a entender o que é coaching de vida e como ele funciona, e fico muito feliz por poder compartilhar minha experiência com você!

Um grande abraço.

Namastê.


Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *