Dicas para se vestir bem em diversas ocasiões

Postado por Munalú em 14/10/2015 12:00:10

É muito importante saber se vestir bem em determinadas ocasiões. Tanto homens como mulheres devem ter o cuidado de não passar dos limites, para não cair no exagero. Quanto mais formal for o evento, mais complexo e específico será o traje.

Confira algumas dicas:

Masculino

  • Trabalho: se não houver exigência de algum traje específico ou uniforme, pode-se usar camisa social ou camisa polo e calça jeans ou social. Se for usar acessórios, como colar ou pulseira, que seja bem discreto, pois o intuito é passar uma imagem de seriedade e profissionalismo.
  • Eventos que não exijam trajes formais, como aniversário, eventos empresariais, formatura, eventos diurnos: pode-se optar pelo traje esporte fino (blazer, camisa social de manga longa, calça social ou de brim, sapato social e cinto da mesma cor do sapato e a gravata é opcional). Se houver estampa, elas devem ser bem discretas. Se o evento for diurno, deve-se optar por cores mais claras, se for noturno, por cores mais escuras.
  • Coquetel e jantar (formais), casamento e ópera: deve-se usar terno (calça e paletó feitos com o mesmo tipo de tecido), camisa social, gravata e sapato social. A combinação das cores deve ser sempre feita com bom senso para ser o mais discreto e elegante possível.
  • Eventos com alto grau de formalidade: smoking e casaca exigem meias de seda preta, camisa de fustão, colete de fustão branco e gravata de fustão ou linho preta e o lenço deve ser linho branco. Ah! E não se esqueça que o sapato deve ser de verniz preto. No caso do fraque, use calça de tweed (tipo de tecido de lã) riscada ou xadrez, colete de tweed xadrez ou fustão branco, camisa listrada horizontal, colarinho engomado, gravata cinza comprida ou borboleta, lenço de linho branco, meia preta e sapato preto (que não seja de verniz).

Feminino

Traje de Festa Feminino

(foto: Munalú)

  • O tailleur é sempre muito bem aceito em qualquer ocasião. A seda, um vestido simples ou um pretinho básico são ótimos para ocasiões não tão formais.
  • Em eventos diurnos, deve-se fazer uma maquiagem leve e usar acessórios delicados. Evite o uso de joias preciosas.
  • Em igrejas e funerais não se deve usar decotes, pois demonstra falta de elegância. Opte por usar roupas mais discretas.
  • O decote é bem aceito para grandes ocasiões especiais, assim como as joias. Mas cuidado! Saiba como combiná-las: as pérolas, por exemplo, não combinam com outros tipos de joias e, por isso, elas devem ser usadas sozinhas.
  • As luvas vão muito bem em eventos noturnos, dependendo do lugar. Mas, lembre-se: sobre as luvas jamais se colocam anéis ou pulseiras, embora muitas mulheres usem dessa maneira.

Na dúvida sobre o que usar, opte sempre pelo visual mais discreto. Tudo pode quando o bom senso fala mais alto.

Gostou do post? Deixe seu comentário.

Até a próxima…


Mais Artigos

A moda da elegância associada ao conforto

A moda da elegância associada ao conforto

Use o que lhe traz satisfação, este é o nosso lema! Confira neste artigo uma reflexão sobre a...

Qual é o seu tipo?

Qual é o seu tipo?

Você sabia que para cada tipo físico existe um tipo de modelagem? Pois é, e para não errar,...

Botas, botas e botas!

Botas, botas e botas!

As botas sempre estiveram na moda de uma forma ou de outra, e muitos homens e mulheres têm um...

Envie seu comentário