Como usar roupas e acessórios a seu favor

Postado por Munalú em 05/11/2015 15:20:25

Hoje vamos falar um pouco sobre moda, com foco em roupas e acessórios. Então, pra você que é antenada em como se vestir de forma impecável, aqui vão algumas dicas:

Cintos largos

  • Marque a cintura se você deseja acrescentar curvas ou volumes. Essa é uma ótima opção para quem tem pouco volume nos seios, pois eles darão a impressão de serem maiores.
  • Quando o cinto for usado no quadril, irá aumentar essa região. Esse truque é ideal para as magrinhas destacarem esse ponto do corpo.

Sapatos e bolsas

Nos dias de hoje não precisamos mais combinar sapatos e bolsas, nem mesmo em ocasiões formais. O importante é saber coordenar as peças para que haja uma harmonia no look. Mas, cuidado! Porque, com tantas opções para cair na tentação, o exagero pode acontecer num piscar de olhos.

  • Mescle um elemento (textura, material ou cor) por vez. Por exemplo: sapato e bolsa com texturas diferentes, materiais diferentes, ou ainda, com o mesmo material, só que em cores diferentes. Lembre-se apenas de buscar a harmonia para a composição do look.
  • Usar meias com sandálias também é possível, desde que as sandálias sejam mais fechadas e de preferência com meias grossas.
  • Se as meias forem coloridas e com textura, os sapatos e a roupa podem ser neutros. Se o sapato for bem colorido, use roupas e meias com cores neutras. E, se a roupa for bem chamativa, então os sapatos e as meias podem ser neutros.
  • Meias coloridas, que se sobressaem ao look, são criativas e informais, e devem estar em contraste com a roupa e não com os sapatos, assim dão um efeito de pernas alongadas.
  • Uma dica: quando possível use salto alto. Além de alongar a silhueta, aumentando alguns centímetros, ainda faz a postura ficar mais ereta, dando-lhe, inclusive, mais autoconfiança perante as pessoas.
  • Olhe no espelho e veja se você gosta da combinação ou se o visual não ficou carregado. O bom senso é sempre o melhor conselheiro!

Cores e estampas

  • Cores cítricas e estampas étnicas, mas como não exagerar? O ideal é sempre lembrar que menos é mais, então quando usar uma peça de tom cítrico, por exemplo, coordene com tons mais claros e neutros, como cinza, bege, cáqui e nude que darão um equilíbrio nas cores e deixam o look mais elegante. Lembre-se também de combinar as cores de acordo com suas "famílias". As variações da "família" do azul (rosa, lilás, azul etc) geralmente não combinam com as do vermelho (laranja, verde, vermelho etc). Alguns estilistas até conseguem combinar tonalidades de grupos de cores diferentes, mas a escolha deve ser bem cuidadosa para não cair no ridículo.
  • Pode-se usar estampas étnicas sim, mas tem que estar em harmonia com a sua personalidade e ser coerente com o resto do seu guarda-roupa. Esse tipo de estampa deve ser usada em menor proporção no look e de preferência combinada com peças lisas. Uma dica é usar como acessório, assim você tem um visual moderno sem o risco de deixar o look carregado.
  • Onça divertida, onça sexy, onça elegante, onça moderna, enfim o ideal é usar essa estampa de acordo com o seu estilo, sempre tomando cuidado com o exagero.

Roupas e acessórios femininos

(foto: Munalú)

Alongando a silhueta

  • As baixinhas podem escolher modelos com decote em V, pois eles ajudam a alongar a silhueta.
  • O comprimento acima do joelho e a cintura um pouco mais alta alongam as pernas. Usar sapatos de cor parecida com a calça, saia ou vestido também alongam as pernas, assim como deixar o peito do pé à mostra também causa esse mesmo efeito.
  • Aposte em detalhes verticais como vincos ou recortes, pois eles também dão a sensação de silhueta alongada.
  • O comprimento das bermudas também é muito importante e, para não encurtar as pernas, o ideal é logo acima do joelho. Comprimento abaixo do joelho achata a silhueta toda, não só as pernas. Comprimento ideal:
    • Para quem tem as coxas finas: até um palmo acima do joelho;
    • Para quem tem as coxas mais grossas: dois dedos acima do joelho.
  • As mais cheinhas podem apostar em modelos com mangas. O decote em V pode e deve ser usado, já que alongam o pescoço e deixam o colo à mostra, valorizando essa área. Evite detalhes como bolsos salientes, franzidos, drapeados e tudo o que for para dar volume onde não se deseja.
  • Vestidos e blusas com babados aumentam a região dos seios, barriga, bumbum e quadril, portanto fica melhor em quem não tem muitas curvas e volume.
  • Para quem quer disfarçar quadris mais largos, chame a atenção para a parte de cima do corpo. Vale camisa colorida, bordada, estampada, sobreposições, acessórios com brilho ou simplesmente uma maquiagem maravilhosa. Na parte de baixo, use tecidos mais estruturados e opacos. Um ótimo truque é ter um item colorido perto do rosto (um look nude e um lenço no pescoço em cores vibrantes, por exemplo), assim ninguém vai lembrar de olhar para baixo! As cores mais escuras também "emagrecem", mas não é necessário ter o guarda-roupa do Batman... :-P
  • Estampas mais delicadas ficam melhores em mulheres menores e também delicadas. Já as estampas maiores ficam melhores em mulheres robustas e mais altas.
  • A calça jeans é muito confortável e vai bem com tudo e a qualquer hora, certo? Mas, para quem tem uma barriguinha e quadris largos, o ideal é usá-las na cintura, nem acima, nem abaixo; sem lavagem extravagante e em tom mais escuro; o corte deve ser reto e não afunilar até a barra, para não salientar ainda mais os quadris, já que não é esse o intuito; e as pernas não devem ser muito justas, principalmente nas coxas. Essas dicas também servem para calças de alfaiataria.

Como usar colares e brincos

Às vezes ficamos na dúvida de como coordenar as peças, mas temos que ter como amigo o nosso espelho e o bom senso. Se ao olhar para o espelho você perceber que está tudo harmonioso, ótimo. Como já dissemos várias vezes aqui, o bom senso é o nosso melhor conselheiro!

  • Colares e brincos ficam ótimos juntos desde que uma das peças chame mais a atenção do que a outra. Se o colar é grande e chamativo, opte por um brinco menor e mais discreto, e vice-versa. O ideal é que uma peça seja a protagonista e as outras sejam apenas para realçar a sua beleza. Mas há casos em que mesmo todas as peças sendo grandes fica harmonioso também, isso vai de como se usa e de quem usa.
  • Os acessórios servem também para destacar as áreas do corpo em que queremos chamar a atenção. Por exemplo: para quem tem seios grandes, evite acessórios grandes e extravagantes nessa região. Opte por anéis, brincos ou pulseiras mais chamativos. Quem tem o pescoço mais longo, pode optar por brincos compridos.

Usando os acessórios da maneira correta, você será o destaque e eles servirão apenas como complemento dessa obra maravilhosa que Deus criou!

Agora coloque um belo sorriso no rosto e arrase por onde você passar!!!


Mais Artigos

A moda da elegância associada ao conforto

A moda da elegância associada ao conforto

Use o que lhe traz satisfação, este é o nosso lema! Confira neste artigo uma reflexão sobre a...

Qual é o seu tipo?

Qual é o seu tipo?

Você sabia que para cada tipo físico existe um tipo de modelagem? Pois é, e para não errar,...

Botas, botas e botas!

Botas, botas e botas!

As botas sempre estiveram na moda de uma forma ou de outra, e muitos homens e mulheres têm um...

Envie seu comentário