Dicas para empreendedores

Profissionais com ou sem diploma

Empreendedor Sucesso Profissional

(foto: Daniel_d – ABSFreePic.com – adaptada)

Todas as pessoas sonham em trabalhar na profissão almejada, mas nem todos conseguem de primeira. Às vezes, esse sonho é adiado por um tempo, que pode ser longo ou curto, dependendo das oportunidades que a vida lhe dá. Se por um acaso isso lhe aconteceu, saiba que você não é o único. Existem muitos que estão por aí batalhando para conseguir trabalhar na profissão almejada. Mas, um dia, a vida pode surpreender e aquilo que parecia impossível acaba acontecendo.
A vida é cheia de surpresas e o amanhã pertence a Deus. Existem pessoas que acabam “caindo de paraquedas” em uma determinada profissão que nem por um segundo sonharam em ter, mas depois de um tempo começam a se sentir realizadas com aquele ofício. Existem outras que precisam estudar muito para atingir seus objetivos e outros ainda que aprendem na prática com os mais experientes. Isso não quer dizer que um tem mais valor ou que é mais importante do que o outro. Somente os meios para se atingir determinado objetivo é que são diferentes.
Quem inicia sua profissão depois dos estudos, do estágio e do diploma tem o mesmo valor que aqueles que têm em sua bagagem anos de prática sem ser diplomado. O que importa é em qual profissional aquele indivíduo se transformou. Há muitos profissionais que fazem da profissão apenas um meio de ganhar dinheiro, se esquecendo que o objetivo é desempenhar o trabalho com afinco e que através do bom atendimento ao seu público-alvo é que vem o sucesso e, como resultado final, o ganho financeiro.
Quem escolhe uma determinada carreira pelo sucesso e principalmente pela vida de regalias que essa profissão pode dar, com o tempo se frustrará. Primeiro, pela falta de motivação, e segundo, que seus clientes, que acabam percebendo o quanto estão sendo enganados, desaparecem, saindo em busca de profissionais que honram a profissão que exercem. Isso acontece em todas as profissões, independentemente de se ter um diploma ou não.
Vejo também preconceitos dos dois lados. Alguns profissionais acham que por terem o reconhecimento através de um diploma acabam desprezando aqueles que não o têm. E podem inclusive desdenhar dos serviços desses profissionais que exercem o seu ofício pelo aprendizado obtido com a experiência e não pelo estudo acadêmico. O contrário também é verdadeiro. Alguns profissionais não diplomados também se vangloriam do conhecimento que obtiveram sem ter que frequentar uma faculdade ou curso técnico, e desdenham daqueles que tiveram que estudar para poder exercer a profissão.
Portanto, não importa o diploma e nem a experiência, o importante é dar o melhor daquilo que sabe para ajudar o próximo e trazer benfeitorias para esse mundo tão carente de bons profissionais. Buscar aprender o máximo possível da profissão que deseja exercer e atender a todas as necessidades que cabe a esse ofício é o melhor que se pode fazer para ter um futuro brilhante. Seja um bom profissional; dê o seu melhor! Não se deve invejar aqueles que conseguiram conquistar algo antes de você. Tem espaço para todo mundo e se você fizer o seu melhor, verá que irá trilhar um caminho de sucesso .

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Compartilhe conosco o seu ponto de vista. Espero que você tenha gostado dessa reflexão.

Até a próxima!


Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *