Dicas de etiqueta

Dicas de etiqueta

Dicas de etiqueta(foto: Munalú)

Como nossos queridos leitores estão sempre desejando saber mais sobre dicas de etiqueta, resolvemos buscar informações extras sobre algumas regras básicas para situações específicas.

Convite para o fim de semana

Se você for convidado(a) para passar um final de semana na casa de um amigo ou parente, demonstre sua gratidão com pequenos gestos. Leve alguns alimentos, como biscoitos, doces ou congelados, demonstrando atenção por querer facilitar a vida dos anfitriões. Caso eles insistam que esse gesto é desnecessário, convide-os para um jantar ou para tomar um lanche num lugar agradável, assim você estará retribuindo a gentileza. Não se esqueça de colocar na mala toalhas de banho, lençóis, sabonete e xampu. Por mais que seus anfitriões digam que não há necessidade de levar nada extra, você irá demonstrar que sua intenção é apenas passar um ótimo fim de semana na companhia deles e não de sobrecarregá-los com sua presença.

Festa infantil

Não há felicidade maior do que ver seu filho comemorando aniversário, não é? Mas se você for mandar convites para a festa aos amiguinhos dele, não se esqueça de colocar o nome do convidado no convite. Se, por acaso, o convite não for feito com antecedência, ele pode ser feito por telefone e novamente não esqueça de enfatizar o nome da criança que está sendo convidada. Já se for o seu filho o convidado, saiba que o convite não se estende para os membros da família e nem para outros amiguinhos. Se a festa é infantil, os adultos não têm que fazer parte dela. Ir à uma festa para a qual não se foi convidado é no mínimo falta de educação.

Festa de formatura

Você foi convidado(a) para uma festa de formatura de alguém muito próximo, mas não poderá comparecer. E agora, o que fazer? Pois bem, no dia da festa, envie um ramalhete ou um vaso de flores com um cartão agradecendo o convite e cumprimentando pela formatura. Não se esqueça também de escrever que sente muito por não poder comparecer para compartilhar a alegria do momento. Quando puder, vá visitar a pessoa levando um presente que possa ser colocado em seu ambiente de trabalho. Pode ser uma caneta bonita, um caderno com capa de couro com o nome gravado, uma joia de lembrança da formatura etc… Pode ter certeza que essa pessoa ficará feliz com sua atitude .

Maquiagem no restaurante

Essa é para as mulheres que adoram se maquiar! Você foi convidada para um almoço ou jantar. Ao término da refeição, vem aquela vontade de retocar o batom. Parece simples, é só tirar o batom da bolsa, o espelho e pronto! Por mais que se diga que não há nenhum mal nisso, não parece ser o local apropriado. Essa é uma atitude muito deselegante e se você está tentando chamar a atenção, pode ter certeza que chamará, mas da maneira errada :-P. Vá a um local próprio para isso. Todo restaurante tem o espaço apropriado, mas se não tiver, vá ao banheiro. Não deixe que atitudes que parecem ser inocentes atrapalhem seu encontro dando uma impressão daquilo que você não é.

E quando a temida sopa é servida…?

Às vezes, coisas simples do cotidiano podem se transformar em um verdadeiro pesadelo quando se está em público. Tomar sopa em um jantar formal ou em um restaurante é uma delas. Agir elegantemente é mais difícil do que parece. Você pode estar se perguntando, mas como? Até bebês tomam sopa e é fácil para eles… Pois é, porém, quando se trata de um adulto a situação é bem diferente :-P. Sempre que essa situação surgir, a primeira coisa que deve vir à mente é que a colher vai à boca e não a boca à colher. Ela deve ser levada de lado e jamais voltada para a frente da boca. Nunca se curve em demasia e não raspe a colher na beirada do prato; deixe ela suspensa por alguns segundos e o excesso de líquido cairá novamente no prato. Quando for tomar a sopa, evite fazer ruídos desagradáveis. Lembrando que essas são as regras seguidas aqui no Brasil. Em outros países, o que é deselegante aqui, pode ser visto como educado lá, portanto sempre observe a cultura do local e procure se adaptar ao ambiente. Seguindo essas dicas você estará pronto(a) para tomar sopa em público! 
Espero que você tenha gostado dessas dicas. Ah, e deixe aqui nos comentários o que você achou do post, ok?

Até a próxima!


Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *