O que é felicidade?

Postado por Munalú em 05/05/2017 10:33:37

O que é felicidade?

(foto: ABSFreePic.com)

Felicidade? É um objeto, uma pessoa, um estado de espírito? Se estivesse relacionada a um objeto, certamente duraria por pouco tempo. Quando alguém compra um aparelho de TV de última geração, por exemplo, fica maravilhado com ele. A tela é plana e enorme! Dá para ver tudo bem grande: os atores, as paisagens... Que maravilha! Um tempo depois, o encanto desaparece e a vida volta a ser tão monótona quanto era antes. Então, a atenção é voltada para um outro objeto, supostamente com características mais avançadas e com mais recursos. Ao longo do tempo, o desejo de obter esse outro objeto começa a crescer, até a pessoa achar que "não pode mais viver" sem ele. Aí o ciclo recomeça e a pessoa nunca está satisfeita. Quando se percebe, a casa já está cheia de quinquilharia sem utilidade e que já não é mais nenhuma novidade. A atenção vai da TV para o computador; do computador para o tablet; do tablet para o smartphone, e assim por diante. E a frustração só aumenta, num grau cada vez mais rápido do que foi com o objeto anterior.
Outra situação que é ainda pior: a pessoa quer, por exemplo, um carro melhor que o do vizinho, só para poder se exibir. Se o carro do vizinho for 1.4, o dele tem que ser 1.8, e tem que ser da marca que está em maior evidência no mercado, afinal de contas, ele tem que mostrar que "está podendo". Muitas vezes o fulano não tem dinheiro nem para pagar as contas do mês, mas quer ficar fazendo competição com os outros para mostrar quem pode mais. Infelizmente, esse tipo de gente acredita que a felicidade está em ter bens de consumo extravagantes. Ao mesmo tempo, estão sempre insatisfeitos com a vida, porque o prazer da compra é apenas ilusão. Pessoas assim vivem frustradas, pois a felicidade que sentem é momentânea.
E quando a felicidade está atrelada a uma pessoa? Num primeiro momento, pode parecer muito fofo alguém dizer que será feliz somente se for junto com você. A felicidade deveria estar relacionada ao fato da pessoa existir e não na obrigatoriedade de se estar junto dela. Alguns são capazes de tirar a vida do outro ser humano, apenas por não poderem ter posse sobre ele. Que coisa mais infeliz, que egoísmo! A felicidade está em querer ver a felicidade estampada no rosto da outra pessoa, independente de estar fisicamente ao seu lado ou não. O amor é lindo, desde que não sufoque a outra parte. Não se deve colocar a felicidade nas mãos do outro, seja ele quem for. Colocar esse fardo nas costas de quem quer que seja, é imaturo e cruel demais. Sem contar que hoje está na moda gostar de alguém num instante e logo em seguida nem lembrar da sua existência. Mais uma vez, este é um exemplo de felicidade passageira.
Ser feliz, portanto, é um estado de espírito e não um prazer momentâneo. Se estiver satisfeito com o que você é e com o que tem, aí sim estará desfrutando da verdadeira e infindável felicidade. Quando se está neste estado de espírito, você não sentirá uma necessidade desesperada e doentia de comprar algo novo para se sentir bem, mas poderá se dar a esse luxo de vez em quando. Quando se está neste estado de espírito, não sentirá solidão, afinal de contas, nunca se está sozinho. Deus ama você e está sempre ao seu lado, quer você se dê conta disto ou não. Você poderá até encontrar alguém para compartilhar e amar, mas isso não será por necessidade. Quando se está neste estado de espírito, o coração bate suave, a mente fica aberta a novos conhecimentos, a rotina vai embora e o prazer de sentir a vida de uma maneira diferente é mais intensa e acolhedora! Mesmo que o mundo esteja caindo ao seu redor, sua felicidade só pode ser tirada se você permitir. Ela é sua e só você pode torná-la forte e duradoura. Sentir amor incondicional é a melhor forma de encontrar a paz interior e, com ela, vem de brinde a felicidade infinita. Experimente ver a vida por este prisma e você verá como é fácil ser feliz. O ser humano é que complica tudo!


Mais Artigos

Vamos banir o preconceito da face da Terra!

Vamos banir o preconceito da face da Terra!

Saiba como o preconceito destrói a humanidade e afasta as pessoas de uma vida harmoniosa.

O que diz a Numerologia para 2017

O que diz a Numerologia para 2017

Este ano promete grandes mudanças e o começo de um novo ciclo. Conheça o que a Numerologia e as...

Aprenda a ver oportunidades dentro das crises

Aprenda a ver oportunidades dentro das crises

Saiba como lidar com qualquer adversidade de modo positivo e descubra que é possível ser feliz...

Envie seu comentário