O método dos métodos | Portal Munalú – dicas, aconselhamentos, bem-estar
Consultoria Lei da Atração

O método dos métodos

Postado por Munalú em 04/11/2016 10:00:45

Todo método tem um propósito: ensinar o indivíduo, de maneira que fique gravado em seu subconsciente o necessário para facilitar o seu dia a dia, ou seja, ao se lançar mão do método a ser posto em prática, a pessoa aprende a fazer as coisas (inclusive as mais complicadas) de maneira quase que automática. Nesse processo, ganha-se tempo, e tempo é dinheiro, certo?
Quando usamos fórmulas que facilitam os nossos trabalhos, poupamos não só o nosso tempo, como também a nossa mente e, por via de regra, ficamos menos estressados. Isso é bom, já que nos dias atuais não é necessário tanto esforço para ficar estressado.
Métodos também trazem segurança, porque a partir do momento em que eles são utilizados em sua íntegra, a possibilidade de um erro ocorrer é minimizada. Isso não quer dizer que todo método seja infalível, contudo se for utilizado da forma correta, as chances de sucesso aumentam consideravelmente. Mas, e quando ele falha? O que fazer? Aceite e admita o erro, sem se conformar; calmamente encontre onde está a falha e corrija. Jamais se desespere e nem fique buscando culpados pelo ocorrido. Também não fique paralisado com medo de seguir em frente. Apenas mantenha a calma para que você possa encontrar o caminho de volta dentro do menor tempo possível.
Nem só para assuntos profissionais os métodos são utilizados; eles são muito úteis na vida pessoal também. Existem métodos que funcionam muito bem para relacionamentos conjugais, entre amigos e colegas, pais e filhos, e com os familiares em geral. A vida é como um teatro e como tal deve ser vivida. Há momentos de glória em que você está "na mira dos holofotes"; um tempo maravilhoso, que parece não ter fim. Outras vezes, você está na plateia, aplaudindo outras pessoas por seus méritos. Essa dança faz parte da vida! E o sucesso dos relacionamentos depende de você saber lidar com essas situações de modo positivo. Dizem que os melhores amigos são aqueles que "suportam" o seu sucesso com um sorriso, e isso é verdade. O ser humano sempre foi extremamente competitivo e só aqueles que conseguem colocar rédeas em seu ego é que são bem-sucedidos em seus relacionamentos. Seja humilde no sucesso e reconheça que outros podem ser tão bons quanto você; isso é sinal de grandeza. Mas jamais se menospreze ou se inferiorize diante das pessoas, pois isso demonstra que você não respeita a si mesmo e quem age assim só receberá esse mesmo tipo de tratamento dos outros que o cercam.
Existem ainda os momentos em que a vida deixa de sorrir para você. Nessa hora, há que se ter muito jogo de cintura para "não entrar em parafuso" com os obstáculos que se apresentam. Contudo, não desanime, pois isso acontece com todos indistintamente em alguma fase da vida. E é aí que entra a utilização de mais um método.
Alguém, em algum momento, deve ter dito a você algo como: "pare e pense, Deus lhe deu dois ouvidos, dois olhos e uma boca por algum motivo!". Então, você sabe qual o real motivo de Deus ter nos criado assim? Se compreender o verdadeiro sentido desta frase, você saberá que este é o principal método que deve ser utilizado durante toda a sua vida. O segredo de ouro que você deve guardar a sete chaves em sua mente é: ouça mais, observe mais e fale somente o necessário. "A palavra vale prata e o silêncio vale ouro", já dizia um sábio provérbio.
A palavra dita é sem dúvida muito importante, pois se não existisse a comunicação verbal, não haveria informação e esta é a forma mais rápida de se passar uma mensagem. O lado negativo de algumas pessoas que têm o dom da palavra é a inconveniência de se fazer uso dela em excesso e de modo imprudente. Saber ouvir é sempre mais vantajoso do que apenas falar o tempo todo. Há momentos de se falar, mas há, principalmente, o momento de se calar. E quem sabe usar este método, com certeza estará em vantagem, em comparação a outros que não sabem (ou não querem) fazer o uso dele.
Pessoas que gostam de falar muito não conseguem ouvir ou observar as coisas que estão à sua volta, assim perdem um tempo precioso de aprendizagem. Se você parar por um momento e ficar um pouco de fora da situação, entenderá o quanto estava perdendo em aprender mais sobre as outras pessoas, e verá o quanto isso é precioso na vida de todos. As pessoas desaprenderam a ouvir e só querem falar de si mesmas, como se fossem o "centro" do Universo. Pior ainda quando resolvem falar mal da vida de alguém que, muitas vezes, nem conhecem direito e nem sabem se o que estão dizendo é verdade ou não. Falam apenas pelo prazer de falar.
Hoje, infelizmente, o "eu" se tornou a palavra de ordem e o "nós" já não cabe mais no contexto. E assim, sem percebermos, está sendo criado um mundo de solitários egoístas, rebeldes sem causa, que não têm sentimento algum pelo próximo, pelos seres vivos e pelo planeta. Precisamos mudar isto agora mesmo! Não podemos mais conviver com esta falta de sensibilidade do ser humano! Solidariedade, não é apenas uma palavra no dicionário. Vamos fazer melhor daqui para frente, mudando primeiro dentro de cada um de nós, para que o mundo possa ser mudado. Vamos nos calar um pouco e ouvir o que o Universo tem para nos ensinar, para que possamos ter no futuro um lugar melhor para viver.
Quem só fala, não tem "tempo" para saber o que as outras pessoas estão sentindo. E como é bom saber que existe alguém neste mundo que se interessa sinceramente em ouvir o que você tem a falar sobre os seus sentimentos e as suas aspirações! O engraçado, é que principalmente aqueles que pouco se importam com os outros, são os que mais exigem das pessoas e ainda reclamam o tempo todo que Deus não as ouve. Deus tem a suposta "obrigação" de nos ouvir o tempo todo, mas quanto tempo paramos para ouvi-Lo? Utilizamos alguma parte do nosso dia corrido ou nos desligamos das parafernálias tecnológicas que nos distraem para tentar entender os propósitos de Deus e compreender os sentimentos do próximo? A visão se torna menos limitada quando deixamos de olhar apenas para o nosso umbigo e erguemos a cabeça para contemplar o horizonte que se apresenta à nossa frente. Portanto, vamos nos unir em um só pensamento: o de querer ver no outro um lindo, largo e sincero sorriso de felicidade. É garantido que não existe um modo mais completo e gratificante de se viver. Experimente!


Mais Artigos

O que é felicidade?

O que é felicidade?

O que é felicidade? Será que um bem material ou uma pessoa podem trazer a verdadeira felicidade?...

Vamos banir o preconceito da face da Terra!

Vamos banir o preconceito da face da Terra!

Saiba como o preconceito destrói a humanidade e afasta as pessoas de uma vida harmoniosa.

Aprenda a ver oportunidades dentro das crises

Aprenda a ver oportunidades dentro das crises

Saiba como lidar com qualquer adversidade de modo positivo e descubra que é possível ser feliz...

Envie seu comentário