Como lidar com os erros | Portal Munalú – dicas, aconselhamentos, bem-estar
Consultoria Lei da Atração

Como lidar com os erros

Postado por Munalú em 24/02/2016 14:28:19

Errar faz parte do aprendizado de qualquer pessoa e só se aperfeiçoa quem erra. O que faz toda a diferença é como lidamos com essas situações.
Quando nós, seres humanos, erramos, temos a tendência em ficar guardando isso na mente, mesmo quando o assunto já foi resolvido. Acumulamos tudo de ruim que acontece e isso em algum momento acaba explodindo em forma de complexo de inferioridade, raiva, agressão, depressão e até pode ser motivo para que alguém pense em tirar a própria vida.
Se o que você fez acabou prejudicando outra pessoa, tente se reconciliar com ela da melhor maneira possível. Busque um meio de reparar o erro e, depois que tudo estiver resolvido, siga em frente. Se não for possível se reconciliar com a pessoa sem piorar ainda mais a situação, peça perdão à Deus e deixe que Ele lhe mostre a melhor solução. Ore com todo o seu coração para que quem se sentiu  prejudicado tenha o desejo de perdoá-lo. Depois deixe o assunto para lá e não fique carregando toda essa negatividade, não vale a pena!
Se você cometeu uma gafe ou foi precipitado em fazer alguma coisa e acabou se prejudicando, não se desespere, mesmo que isso tenha acontecido em público. Aprenda que as pessoas só vão se lembrar daquilo que você der muita atenção. O chamado "efeito holofote" nos mostra que somos nós que damos importância demais para determinada coisa ou situação, fazendo com que isso fique em evidência para as outras pessoas. Por exemplo: se tenho uma espinha enorme no rosto (daquelas bem feias mesmo) e dou muita atenção para isso, isto é, fico chateada ou constrangida, é muito mais provável que todos com quem eu me encontrar irão vê-la "piscando em néon". Já se eu nem penso no assunto e sigo como se nada estivesse acontecendo, a probabilidade de que alguém note a espinha é bem menor. Se você não der importância exagerada para a situação, na grande maioria das vezes ela vai passar despercebida para os outros.
É necessário aprender a deixar o passado no passado. Jesus nos ensina que devemos viver no presente, mirando o futuro. Para Deus o que importa é a situação presente, por isso Ele se refere a si mesmo como "Eu Sou" e não "Eu era" ou "Eu serei".
O mesmo vale para os erros cometidos por outras pessoas que acabam nos afetando. Não carregue bagagem desnecessária; isso só fará você atrasar sua jornada. Não fique sentado se lamentando ou chorando. Levante-se e viva esta vida maravilhosa que Deus deu à você!
Se algo deu errado, busque a solução. Se não houver conserto, arrependa-se sinceramente e esqueça. Não fez certo da primeira vez? Tente de novo de um modo diferente. Infelizmente quando dizemos ou fazemos algo errado não podemos voltar no tempo e apagar o que aconteceu, por isso de nada adianta ficar remoendo o assunto. O jeito é sempre pensar em como resolver a situação, aprender com ela, procurar não agir da mesma maneira novamente e esquecer o assunto.
Mas lembre-se: esquecer não significa ser leviano. Você não pode fazer o que bem entender e ficar sempre esperando o perdão das pessoas e de Deus. Aprender com os erros é não cometê-los novamente. Como disse Albert Einstein: "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes". Portanto, cuidado com a repetição das mesmas situações; isso pode ser um alerta de que um ajuste nos pensamentos e atitudes deve ser feito com urgência.
É bem fácil entender isso. Pense em como as crianças aprendem. Você pode até dizer que ela irá queimar o dedo se tocar em um ferro de passar que está quente, mas muito provavelmente ela não irá entender, pois isso é apenas teoria. Contudo, uma vez que ela o tocar e realmente queimar o dedo aprenderá que não deve mais fazer isso. Através de um erro, ela acabou aprendendo o que era certo e guardará essa lição por toda a vida.
Se você der uma olhada na Bíblia, no livro de Filipenses, também tem um ensinamento bem interessante, que cabe muito bem neste assunto: "[...] esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." (Fp 3.13-14).
Paulo foi um dos soldados que perseguia Jesus e seus seguidores. Após uma visão, ele se arrependeu dos erros que cometeu, pediu perdão ao Senhor e acabou se tornando uma das pessoas mais fiéis à Ele, além de ser um dos mais importantes disseminadores da Palavra de Deus. Seus ensinamentos são um dos mais citados pelas pessoas até hoje. O exemplo de Paulo mostra claramente que todos têm chance de se redimir de seus erros. Basta apenas se conscientizar deles e não os repetir.
Por isso, mude o conceito que tem de si mesmo; busque o que há de melhor em seu interior e deixe os problemas desaparecem como poeira no vento. Mantenha na memória o que merece ser lembrado e o que não acrescentar nada, descarte. A vida deve ser um eterno aprendizado, mas sempre com o foco no que é bom e produtivo.


Mais Artigos

O que é felicidade?

O que é felicidade?

O que é felicidade? Será que um bem material ou uma pessoa podem trazer a verdadeira felicidade?...

Vamos banir o preconceito da face da Terra!

Vamos banir o preconceito da face da Terra!

Saiba como o preconceito destrói a humanidade e afasta as pessoas de uma vida harmoniosa.

Aprenda a ver oportunidades dentro das crises

Aprenda a ver oportunidades dentro das crises

Saiba como lidar com qualquer adversidade de modo positivo e descubra que é possível ser feliz...

Envie seu comentário