Coaching como profissão

O que é Coaching?

O coaching não é apenas um modismo. É uma missão de vida e precisa estar alinhada ao propósito pessoal do profissional que decide atuar nessa área. Para dirimir algumas dúvidas, vamos explicar o que é coaching. Trata-se de uma união de esforços entre o coach (o profissional) e o coachee (o cliente) para alcançar melhores resultados na vida do coachee.
O coach não irá oferecer respostas prontas e nem operar algum tipo de “milagre” na vida do seu cliente. Na verdade, o sucesso do processo de coaching depende, não apenas das habilidades profissionais do coach, mas do esforço que será despendido pelo coachee para atingir o seu objetivo.
O coaching é diferente de consultoria. O consultor oferece ao seu cliente o seu conhecimento teórico do assunto em que ele é especialista. No coaching, o intuito é fazer com que o próprio coachee reflita e chegue às suas próprias conclusões do assunto em questão. Se for necessário ir em busca de conhecimento teórico, o coach irá apoiar o seu cliente para que ele encontre o meio mais adequado para obtê-lo.
Uma dúvida que leva muitas pessoas ao erro é a diferença entre coaching e terapia. Nunca se deve confundir essas duas profissões, pois o terapeuta ou o psicólogo irá oferecer um tratamento para uma pessoa que busca resolver um problema psicólogico ou emocional. Quem tem depressão, fobia, transtorno de personalidade, esquizofrenia ou qualquer outro tipo de disfunção psicológica precisa (e deve) procurar ajuda de um profissional especializado em saúde mental, e jamais um coach. O profissional de coaching vai lidar com pessoas que estão emocionalmente saudáveis e que estejam procurando realizar algo em suas vidas. Por isso, se alguém diz que vai fazer “tratamento psicológico com coaching”, isso é mentira e pode até ser prejudicial. Se algum profissional prometer este tipo de coisa, fuja dele! Pois trata-se de uma situação irreal, uma vez que o coaching não tem essa finalidade. Cada profissional tem a sua função e suas atividades não devem ser misturadas, porque têm objetivos e abordagens bem diferentes.
Como funciona o coaching? Para que exista um processo de coaching são necessários 3 itens:

  • Meta: que é do próprio cliente e não do coach. O coachee é o responsável por atingir a meta e o sucesso ou fracasso de sua realização dependerá do esforço dele.
  • Empoderamento: o coach apoia incondicionalmente o seu coachee na realização da meta e sempre mostra para ele que é possível alcançar o que ele deseja, lembrando sempre que o cliente precisa estar comprometido com a sua realização.
  • Perguntas: é o método utilizado pelo coaching para investigar o interior do coachee e trazer para o consciente aquilo que estava adormecido em seu subsconsciente.

Algumas pessoas podem perguntar: mas se tudo está dentro do cliente, por que ele precisa de um coach? Simples. Porque todo ser humano tem dificuldades para analisar a si mesmo. É muito mais fácil identificar o que está em desarmonia na vida de uma outra pessoa do que em sua própria. E quando você descobre mais sobre si mesmo, há um desejo profundo de ir além, de superar seus próprios limites e expectativas. Nesse momento de descoberta, é importante ter alguém ao seu lado, apoiando suas decisões e comemorando suas vitórias com você, e esse é o papel desempenhado pelo coach.
Espero que esse texto e o vídeo acima possam ajudar você a entender um pouco melhor sobre essa nova área de conhecimento. Que esse material possa contribuir para a diminuição das dúvidas que existem sobre essa profissão tão maravilhosa.

Um grande abraço e até a próxima!


Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *